80ª Vuelta Ciclista del Uruguay: Brasileiros conquistam pódios e prêmios na competição mais antiga das Américas
- luandaeditores
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Uma jornada de sucesso da equipe de Rio do Sul (SC) no ciclismo internacional

A 80ª edição da Vuelta Ciclista del Uruguay contou com bom desempenho dos ciclistas brasileiros, entre os atletas destaque especial para João Pedro Rossi, da Swift Pro Cycling, que conquistou o segundo lugar na 5ª etapa da competição.
Ao todo foram 1.700 km em 12 etapas, durante 10 dias de muita superação pela Semana Santa, com largada em 10 de abril e chegada no domingo de Páscoa (20/04).
Os ciclistas brasileiros tiveram um desempenho notável:
João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling): Vice-campeão da 5ª etapa.
Vinícius Rangel: 4º lugar na 5ª etapa e melhor brasileiro na penúltima etapa (8º lugar).
Alex Ferreira de Melo (ACRS Cycling Team): 6º lugar na 5ª etapa.
Gabriel Metzger ACRS Cycling Team): 8º lugar na 5ª etapa.
Gabriel Sousa Silva (Swift Pro Cycling): 9º lugar na 5ª etapa.
Otávio Gonzeli(Swift Pro Cycling): 12º lugar na 5ª etapa.
Márcio May (ACRS Cycling Team): 23º colocado na classificação geral, reforçando sua longevidade no esporte.
João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling) – Vice-campeão da 5ª etapa
Vinícius Rangel (Swift Pro Cycling) – 4º lugar na 5ª etapa e melhor brasileiro na penúltima (8º lugar)
Jaison Santos – 5º lugar na categoria Master C1
Márcio May (ACRS Cycling Team) – 30º colocado na 5ª etapa
ACRS Cycling Team em ação
A equipe catarinense ACRS Cycling Team / Royal Ciclo / Audax, de Rio do Sul (SC), representou o Brasil com garra na sua primeira participação internacional: a lendária Vuelta Ciclista del Uruguay, a volta ciclística mais antiga das Américas, realizada ininterruptamente desde 1939!
Gabriel Metzger, jovem talento da equipe, conquistou a camisa de montanha (Prêmio Cima). Foram 12 pódios em 12 etapas. Outro destaque foi a lenda do ciclismo nacional, Márcio May, que voltou à prova após 26 anos. Aos quase 53 anos, completou todas as etapas no pelotão principal e fechou em 23º lugar geral, a apenas 8min36s do campeão, o uruguaio Anderson Maldonado.
Desafiando limites

Em suas redes sociais, o ciclista Márcio May compartilhou a motivação por trás de sua participação na Vuelta Ciclista del Uruguay, 26 anos após sua última presença na competição. Prestes a completar 53 anos, o ídolo do ciclismo brasileiro demonstrou que a paixão pelo esporte e o espírito de superação seguem mais vivos do que nunca:
“Por que decidi correr a Volta do Uruguai? Primeiro, um desafio pessoal, saber até onde consigo ainda chegar mesmo com quase 53 anos. E no Uruguai, pela paixão das pessoas daqui pelo ciclismo, isso é sensacional!”
Desempenho geral da equipe ACRS Cycling Team na competição:
Magno Nazaret conquistou a vitória na 6ª etapa e foi eleito o ciclista mais combativo na etapa 2B;
Gabriel Metzger, de apenas 23 anos, brilhou ao vencer a 7ª etapa, assumir a vice-liderança na classificação geral e conquistar o Prêmio Cima, mantendo a camisa vermelha até a chegada em Montevidéu;
Guilherme Wisnieski destacou-se ao vencer a camisa verde de líder de sprints já na 1ª etapa, mantendo-a por três dias consecutivos;
Alex Melo protagonizou uma fuga marcante na 9ª etapa, ao lado de ciclistas estrangeiros.
Resultados da 80ª Vuelta Ciclista del Uruguay
O uruguaio Anderson Maldonado conquistou o título da 80ª edição da Vuelta Ciclista del Uruguay, após completar a etapa final entre Maldonado e Montevidéu.
Na classificação geral individual, Maldonado superou o brasileiro Vinicius Rangel, da Swift Pro Cycling, que ficou com a segunda colocação, e Francisco Peñuela, da Seleção Venezuelana, que completou o pódio em terceiro lugar.
Já na disputa por equipes, o título ficou com a Seleção Venezuelana, seguida pela Swift Pro Cycling, do Brasil. O Cerro Largo Cycling Club garantiu o terceiro lugar na classificação geral.
Os prêmios Velocista, Cima e Regularidade foram para Leangel Linarez, também da Seleção Venezuelana.
Fontes de pesquisa: opaisdociclismo e Comité Olímpico Uruguayo
Comments