Quem pilota uma motocicleta, seja por profissão ou apenas para locomoção, visando honrar os compromissos diários, seja o trabalho, prática de esporte ou como meio de locomoção, merece um dia especialmente dedicado a esse importante condutor.
Mas apesar da data oficial ser comemorada no dia 27 de julho, o dia escolhido remete a um triste episódio ocorrido há algumas décadas.
Em 27 de julho de 1974, falecia Marcus Bernardi, um motociclista e mecânico da Honda muito querido por todos que o conheciam. E como não havia no calendário o dia do motociclista, por sugestão de Rogério Gonçalves-proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba–SP —, que em 1984 o deputado Alcides Franciscatto propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao mecânico. Como a Associação Brasileira de Motociclistas buscava um dia comemorativo para os motoqueiros, acabou oficializando a data para homenagear a todos que utilizam motos.
Atualmente, o dia do motociclista ganhou ainda mais relevância devido ao excesso de usuários do veículo em todo o país, impulsionado pela explosão dos aplicativos de entregas rápidas. O grande problema nesse 'boom' de motos, é que número de acidentes também cresceu.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de pessoas foram hospitalizadas no Brasil devido a acidentes de moto em 2023. O estado de São Paulo lidera o ranking, registrando 259.552 vítimas no último ano. Na sequência vem Minas Gerais (127.099) e Bahia (78.679). E os números crescem a cada dia.
Mesmo sendo um símbolo de condução ágil e de liberdade, pilotar uma moto sem a adoção de medidas de prevenção, prática de pilotagem defensiva e o uso adequado de equipamentos de segurança, representa um risco à vida.
Em razão disso, além de prestar a merecida homenagem a todos(as) os(as) motociclistas, a Motomagazine reconhece que também é o momento de uma reflexão mais profunda sobre a necessidade de pilotar com responsabilidade. Por isso, é fundamental apoiar iniciativas que promovam uma formação adequada dos condutores e uma intensiva reciclagem dos habilitados. Assim é possível construir um trânsito mais harmonioso e com espaço para todos.
Siga seguro.
Feliz dia do Motociclista!
Comentarios