top of page
luandaeditores

Instituto Pet Brasil e Plataforma Brasil Exportação estimulam internacionalização do setor

A parceria estratégica divulga o portfólio do IPB na Plataforma Brasil Exportação: hub digital que reúne mais de 350 serviços de apoio ao comércio exterior


Divulgação


O IPB (Instituto Pet Brasil) dá mais um importante passo para o desenvolvimento do setor pet brasileiro ao assinar um acordo de parceria com a Plataforma Brasil Exportação. A iniciativa, idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), conecta empresas brasileiras a fornecedores de serviços de exportação.


Os membros do IPB e empresas do setor podem aproveitar os recursos da plataforma para simplificar e potencializar sua internacionalização. Por meio de uma interface intuitiva, os interessados ganham acesso a uma variedade de serviços de apoio ao comércio exterior, desde estudos de mercado até suporte logístico.


“Passaremos a ter um espaço virtual oferecendo os serviços do IPB. A empresa interessada poderá entrar em contato conosco por meio da plataforma”, afirma Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB. “Os negócios internacionais têm sido cada vez mais relevantes para o setor: bateram US$ 435,6 milhões FOB (Free On Board) em 2022, um aumento de 5,57% na comparação com os US$ 412,6 milhões do ano anterior.”


Nos últimos anos, o IPB tem apoiado programas de incentivo à exportação. O maior exemplo é o Projeto Setorial Pet Brasil, resultado da parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoções e Exportações e Investimentos). O órgão do governo federal, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, também é responsável por operar a Plataforma Brasil Exportação.


“Desde a criação do IPB, há dez anos, temos promovido a capacitação das empresas nacionais e trazido experiência através da participação em eventos internacionais e em rodadas de negócios. O empreendedor brasileiro é muito criativo, qualidade extremamente valorizada lá fora. No entanto, muitos ainda não sabem o que fazer para exportar ou até sabem, mas possuem dificuldades de ampliar esta troca”, completa Marraccini.


O cadastro na Plataforma Brasil Exportação é gratuito. Além da ApexBrasil, a iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e MDIC.

Comments


bottom of page