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O futuro da indústria da bicicleta


Foto: Reprodução Rede Social Linkedin

Fonte: Aliança Bike


A associação Aliança Bike traduziu o artigo de Cristóbal Pérez para o site Cycling Industry News sobre o futuro do mercado de bicicletas, no qual ele atua há 30 anos. No texto, o profissional fala sobre a necessidade de mudanças no setor e quais as oportunidades para desbloquear o futuro.

Confira a seguir:

O que os tempos trazem são mudanças. É inevitável! Parecia que isso nunca aconteceria no mundo da bicicleta, mas aconteceu. Já se foram os tempos das bicicletas de estrada exclusivamente de aço. Pedais com clipes, MTB, fibra de carbono, suspensões, eBikes são uma boa prova de que foi feito o que era preciso. Mas agora o momento é outro e pede uma mudança diferente.

O produto está enormemente avançado. A tecnologia das bicicletas está aliada aos melhores desenvolvimentos da F1 ou da indústria aeronáutica. Mas o resto das estruturas, sistemas, estratégias e, de um modo geral, o modus operandi precisam de uma revisão.

Agora, a mudança é muito mais profunda. As novas tecnologias e as exigências sociais são variáveis importantes a se levar em conta. Uma bicicleta envia uma mensagem positiva, saudável, socialmente aceita e uma abordagem evolutiva sobre duas rodas.

A indústria das bicicletas e tudo o que ela significa tem de ser redefinida e adaptada. Até agora, o setor tem estado nas mãos de uma geração fundadora que criou as primeiras grandes marcas, as primeiras estruturas de varejo, os primeiros espetáculos de corrida e também a sua loja de bicicletas preferida ao virar da esquina.

Em muitos casos, isto levou a um estatuto confortável que impediu a evolução dos perfis líderes e, assim, a indústria que dependia deles ficou estagnada. Esses empreendedores ousados ​​vinham do amor pelo ciclismo ou das corridas de ciclismo. Com muito esforço, esses negócios foram criados graças ao empenho de quem adora bicicletas ou como continuidade de carreira pós-corrida.

Outras atividades passaram por esse mesmo processo e hoje estão em situação de contemporaneidade. Seu carro, motocicleta ou eletrodomésticos deixaram para trás as limitações de um papel do pós-guerra baseado em funções para se tornarem uma mercadoria popular e/ou indispensável para um consumidor de alta demanda.

Foto: Sebastian Voortman

Agora é a nossa vez

A bicicleta está no olho do furacão. É realmente atraente para usuários consolidados, novos usuários, empresas, mentes brilhantes e dinheiro em circulação.

A grande alavanca desta mudança é a bicicleta elétrica. A tecnologia e/ou eletrificação definem a nova linha de partida. A Bosch lançou seus sistemas para e-bikes em 2011. A Shimano em 2014. Brose e Bafang aquecem o cenário com sua experiência e recursos industriais há pouco mais de dez anos. Fazua (agora Porsche) fez a coisa certa há dez anos. Mahle, acabou de chegar. E muitos mais estão por vir: Polini, E2, Pinon, SRAM…

Para colocar as coisas em perspectiva, a Shimano é uma grande empresa para nós, mas uma empresa de pequeno a médio porte baseada no faturamento. Brose dobra Shimano. Mahle é igual a Shimano mais Brose. O volume de negócios da Bosch é mais de vinte vezes o da Shimano.

Portanto, reúna um setor crescente, promissor e brilhante, liderado por algumas empresas tradicionais e não muito grandes, cujos desenvolvimentos são baseados principalmente em dispositivos mecânicos. Adicione um cenário de distribuição tradicional e desgastado e pronto. Esta é a paisagem perfeita para que outros decidam juntar-se à festa.

A mudança é servida. Para o nosso bem

As empresas que chegam ao nosso campo são muito evoluídas, inovadoras e ricas. Eles aprenderam percorrendo este caminho revolucionário antes de nós. A única coisa que eles precisam fazer é descobrir o que funciona melhor para eles. As indústrias automotiva, financeira e tecnológica estão entre as que decidiram colocar os ovos na nossa cesta. Acredito que a nova abordagem dessas empresas só trará benefícios:

Tecnológico: as e-bikes precisam e precisarão de tecnologia cada vez mais avançada do que as tradicionais. Não se trata apenas de motores e transmissões, mas também de conectividade. Nossos carros são repletos de sensores, chips e eletrônicos que os tornam capazes de lidar com as demandas, não apenas de regulamentações e segurança, mas também dos usuários. Rastreamento, automatização, desempenho, otimização, verificação de status, orientação, manutenção e tudo o que o novo motorista exige. Finalmente, as bicicletas terão tudo isso para enfrentar os desafio futuros. Não se esqueça que muitos dos que se familiarizam com o ciclismo serão proprietários de automóveis. Eles exigirão o que já possuem, precisam e entendem.

Distribuição: as redes existentes, como automóveis ou motos, são especializadas, bem treinadas e com marca forte e consciência de pertencimento. O foco em menos marcas, ou mesmo em uma, colocará o consumidor final mais próximo do poder do fabricante. D2C ou através de um envolvimento mais profundo entre quem cria o universo da marca e o destinatário da mesma, e vice-versa. Preços, práticas comerciais, políticas, aparência e comportamento ficarão mais alinhados. Seja online ou offline.

Marketing: a identidade da marca fica mais evidente. O orçamento de marketing é considerado um investimento e não uma despesa. Os dados nos permitem alcançar nossos usuários-alvo da maneira mais adequada. Propostas, campanhas, seu acompanhamento e resultados são perfeitamente analisáveis ​​e constituem uma base melhor para decisões futuras. A linguagem e o tom de voz são os mesmos em todo o amplo espectro de comunicações, como mídias sociais, publicidade, literatura, etc.

Serviço: é a cereja do bolo. A ferramenta mais poderosa de fidelização e recomendação tem de atingir um nível totalmente novo porque outras indústrias tornaram isso possível e transformou-se em uma fonte de volume de negócios, prestígio, confiança e estabilidade empresarial. Não se discutem ferramentas e meios porque são indispensáveis ​​para prestar o serviço almejado e avançado, para o qual a formação também é essencial.

Gestão: uma abordagem mais profissional e uma disponibilidade de perfis mais versáteis implica uma melhor gestão, capaz de aliviar a atual e louvável geração que levou o ciclismo até aos nossos dias. Também abre portas para aqueles profissionais que desejam se atualizar e crescer com suas empresas. Os gestores modernos procuram uma gestão integral da empresa e coordenam os diferentes departamentos visando um funcionamento melhor e mais fluido.

Alguns poderiam concluir que esses novos atores acabarão com a indústria de bicicletas existente. Nada mais distante da realidade. Seu modelo é baseado em novas grandes lojas próprias e/ou aquisição de lojas de bicicletas existentes. No primeiro caso, são necessárias grandes superfícies para justificar e rentabilizar o investimento. No caso de aquisições, esta alternativa dá uma segunda oportunidade aos antigos IBDs líderes, cujos dias estão chegando ao fim.

Penso que as bicicletas serão vendidas majoritariamente em lojas de bicicletas, qualquer que seja o seu formato e proprietário. Para gerar afinidade e confiança, a venda de bicicletas em concessionárias ou lojas de eletrônicos é possível, mas restrita a uma determinada categoria de bicicleta e perfil de usuário.

Esses novos players são mais um concorrente brigando por seu espaço com foco em seus concorrentes diretos de mesmo porte e poder.

Fusões e aquisições são uma fórmula usual para sobreviver. A chegada de grandes atores e de dinheiro costuma ser acompanhada de novas estruturas resultantes. A eletrônica, os supermercados, o setor automotivo ou a moda têm o seu próprio Mediamarkt, Carrefour, Quadis ou Zara que implementaram os novos modelos de negócio sem canibalizar todo o mercado. As pequenas e médias empresas não desaparecerão e têm muito a dizer ao reagir com formatos que oferecem outros valores e conveniências.

Este novo perfil de empresa será capaz de colocar as bicicletas diante de um novo tipo de usuário que talvez não tenha contemplado uma bicicleta em sua vida, tudo porque o engajamento e o poder das pequenas empresas não poderia alcançá-lo, nem por números ou natureza.

As pequenas lojas podem cobrir áreas geográficas graças à atomização do canal de distribuição e oferecer serviços, valores e produtos mais próximos onde as grandes não podem ser físicas. Mas também significa que têm de fazer avançar os seus negócios, um tema à parte.

Novos e grandes jogadores estão aqui para fazer o setor das bicicletas crescer e evoluir. Sem este impulso, a nossa indústria enfrentaria dificuldades ou iria se tornar uma parte mínima do que será, graças a um futuro brilhante que temos pela frente e por aqueles que estão nele.

Esta não é uma opção. A lei da evolução num mercado em constante mudança define o ritmo. Existe um lugar para todos, mas um lugar diferente.

*Este artigo faz parte de uma série, o segundo texto – cujo título é Estrutura de Distribuição Desafiadora – será lançada em 30 de outubro neste link https://cyclingindustry.news/

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