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Transformação nos lares: pets saem da posição de melhor amigo e se tornam filhos

Texto e Imagem: Divulgação


No dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo e poderíamos celebrar a nossa relação com os doguinhos, mas, eles deixaram a muito tempo de serem os melhores amigos do homem. Agora eles são nossos filhos. Em nosso país, que tem a terceira maior população pet do mundo, há 68 milhões de cães, ou melhor, filho de quatro patas.


Nesses lares modernos os cachorros são mais que meros companheiros, eles se tornaram confidentes, terapeutas emocionais e parceiros de vida, por conta de sua capacidade inata de entender e responder às emoções humanas, que geram benefícios psicológicos e emocionais para seus cuidadores.


Esse novo status social elevou os cuidados com os animais de estimação, com investimento regular em creches, serviços de embelezamento, brinquedos, planos de saúde, alimentação saudável e demais soluções que melhorem o bem-estar e a qualidade de vida deles. 


“Segundo levantamento do Instituto Pet Brasil, o mercado pet brasileiro faturou R$68,4 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 13,6% em relação a 2022, quando o faturamento foi de R$60,2 bilhões. E essa crescente é impulsionada, especialmente, pela mudança cultural em como vemos e tratamos nossos pets, que agora são considerados membros da família. Além disso, há uma maior conscientização sobre a importância do cuidado adequado, saúde e bem-estar dos pets, o que aumenta a demanda por produtos e serviços especializados”, explica Luana Wandecy, sócia da Blindog, e uma das líderes do Jerimum Valley, polo de inovação de Natal, Rio Grande do Norte. 


Mamãe ama, mamãe cuida

Segundo levantamento realizado pela fintech Koin, 56,4% dos pais de pet gastam mais de R$ 200 por mês com seus filhos de quatro patas. Já 29,2% desembolsam entre R$ 100 a R$ 200, 9% ficam entre R$ 50 e R$ 10 e apenas 5,4% gastam menos de R$ 50 por mês. 


A pesquisa também identificou que a saúde dos animais é a questão mais importante para os tutores, com 44,6% dos entrevistados afirmando que levam seus bichinhos ao veterinário uma vez ao ano, enquanto 26,7% levam todo semestre e 15,8% preferem ir a cada três meses.


Qualidade de vida e bem-estar

De acordo com dados divulgados pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), os produtos e serviços mais procurados no mercado são Pet Food, Pet Serv (serviços estéticos e de cuidados animais) e Pet Care(produtos de cuidados pet são o segundo lugar em vendas).


“O fato de que Pet Food lidera o mercado não é surpresa, dado que alimentação é uma necessidade básica e contínua para os animais de estimação. O destaque dos serviços estéticos e de cuidados (Pet Serv) também reflete uma tendência crescente de humanização dos pets, onde os tutores buscam proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus animais”, explica Luana Wandecy.


De acordo com a líder em inovação, os produtos de cuidados, chamados de pet care, o fato deles estarem  em segundo lugar nas vendas é um indicativo claro da preocupação dos tutores com a saúde e o conforto dos seus pets. “Esse resultado é particularmente relevante para a Blindog, pois nosso foco é justamente oferecer soluções tecnológicas que aumentem a autonomia e segurança dos animais, especialmente aqueles com necessidades especiais, como os cães cegos”, afirma a CEO da Blindog e complementa: “esses dados mostram um mercado promissor e em expansão, onde a inovação e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos são altamente valorizados. A Blindog está alinhada com essas tendências, buscando sempre inovar e atender às necessidades dos nossos clientes e seus animais de estimação”, finaliza.

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